26/04/2013

Trabalhos de escrita criativa: palavras obrigatórias


     Pedi a alguns alunos do 7.º D que redigissem um pequeno texto, a partir de cerca de 20 palavras de que gostassem. Eis aqui alguns deles:

 

Amizade

Onofre passava a vida a amar. A amizade para ele era secundária. O importante era o amor e aprender. Não tinha inimigos e só tinha um irmão com quem brincar. Entre os dois irmãos não havia falsidade, só havia felicidade. Eles tinham muitos amigos, porque eram divertidos.

         Um dia o Luís, rapaz mentiroso, proferiu uma mentira: os dois irmãos que se davam tão bem andaram “à porrada”. Os amigos disseram que era um mistério.

         Entretanto os dois irmãos foram passear e o Pedro apareceu e perguntou aos irmãos se queriam comer uma pizza. É claro que não iam recusar. Quando foram comer pizza, o Pedro perguntou ao Onofre, que era o irmão mais velho, se tinham andado “à porrada”. Onofre com um sorriso na cara disse:
           Quando se ama oferece-se uma rosa, mas quando não se ama oferece-se a verdade.

                  Ana Isabel N.º1

 



A ALEGRIA E A TRISTEZA

Em certa aldeia onde reinava o amor chegou um homem muito amistoso. Ali também morava uma mulher que se apaixonou imediatamente por ele, essa mulher era uma agricultora, ela cultivava batata, era do Benfica, e fazia o melhor bife da aldeia. Esta mulher chamada Amanda gostava de brincar e também de ensinar, odiava pessoas falsas.

A Amanda queria ser muito feliz com esse homem. Porem ele era asmático e tinha o vício de fumar, o que não lhe fazia nada bem. Entretanto, Amanda e o Pedro amaram-se de tal forma que, passado nove meses, nasceu um lindo menino, a quem deram o nome de Luís. Certo dia, ele foi passear com o seu pai, Pedro e foram comer uma pizza. Quando entraram na pizzaria estava lá a mãe. Luís ao vê-la saiu a correr para ir buscar uma rosa e oferecê-la á mãe. A mãe do Luís ao receber esta rosa começou a chorar dizendo-lhe que ela  e seu pai se iam divorciar, porque havia muitas discussões. E Amanda não queria que seu filho crescesse naquele ambiente.
   Luís Valadas, Pedro Louro, Gonçalo Rafael

Sem comentários:

Enviar um comentário