23/02/2016

Contos com 7 elementos mágicos (cartas)


   A turma do Vocacional - 1.º, do 3.º ciclo, sob proposta da professora Cristina Cruz, aceitou o desafio de, em pequenos grupos, elaborar um pequeno conto integrando 7 elementos mágicos (saídos das cartas que constituem o jogo “Arca dos Contos”). As cartas que saíram à sorte foram: águia; Diabo; caixa; montanha; imortal; viajar e decisão.
                         A caixa mágica

    Reza a lenda que há muito, muito tempo havia uma águia muito corajosa que vivia numa montanha muito, muito alta, ouviam-se rumores que a águia guardava uma caixa mágica que tinha o poder de conceder um desejo mágico, mas para entrar na montanha era preciso uma palavra-chave e essa palavra-chave só a águia sabia. Havia um Diabo que queria esse desejo que a caixa continha lá dentro, então ele teve de viajar até essa montanha muito, muito alta onde a caixa estava guardada pela águia. 

    O Diabo chegou à montanha onde a águia guardava a caixa, e quando chegou à montanha perguntou:
    - Qual é a palavra-chave? -perguntou a montanha.

    E o Diabo respondeu: - Abre-te Sésamo.
   Mas como a palavra-chave não estava correta a montanha não deixou passar o Diabo.

   A montanha repetiu: - Qual é a palavra-chave?
   E o Diabo respondeu: - Abracadabra!

  Mas como a resposta não estava correta, a montanha não deixou passar o Diabo, o Diabo desistiu e voltou para casa.
   Vou contar-vos um segredo: a palavra-chave para a montanha vos deixar passar é vocês terem de dizer: “decisão”.

   Fim da história! A caixa ficou segura para todo o sempre!


Ricardo, Will e Geraldo

A caixa mágica

   Era uma vez uma águia feiticeira que queria eliminar o Diabo da sua vida. Mas o que a águia não sabia era que o Diabo era imortal.

   A águia tentou várias coisas para ele desaparecer de ali, pelo menos. A águia voou bem alto, até que encontrou um lugar bem escondido para montar uma grande armadilha. Ela abriu um buraco no chão e meteu um gravador a chamar o Diabo, o Diabo até caiu na armadilha só que faltava fechá-lo no buraco, coisa que a águia nem sequer tinha pensado.

    A águia pensou em novas armadilhas, mas nenhuma de jeito. Enquanto ia passear com o seu filhote, no alto da montanha viu uma coisa grande ao longe, parecia que lhe queria dizer qualquer coisa, ele deixou o seu filhote ao pé da mãe e foi ver o que era: era uma caixa mágica, ele deixou de pensar em armadilhas e tomou a decisão de utilizar a sua caixa mágica. Se metesse o Diabo dentro da caixa acabava com a magia e o Diabo ficava mais poderoso, por isso a águia meteu o Diabo na caixa mágica com o mesmo gravador, trancou a caixa com muitas correntes e cadeados e o mundo nunca mais teve maldade.


Ruben, Diogo e Francisco 

Águia Vitória

   Era uma vez uma águia que era imortal e que foi viajar. Viu uma caixa mágica e tomou a decisão de a abrir. Depois  de algum tempo saiu um Diabo das montanhas e encontrou a mesma com muitos poderes.
   A caixa mágica estava no meio das montanhas e agora o Diabo mais a águia iam lutar por ela. A águia reparou que o Diabo tinha o poder do fogo. A águia tinha receio de enfrentar o Diabo, mas depois conseguiu a caixa mágica antes do Diabo, e ficou com poderes, um deles foi ser imortal.
    Chegou a hora de lutar: a águia ganhou o combate e o Diabo morreu. E a águia seguiu a sua viagem.

Bruno, Miguel e Daniel

A GUERRA DO DIABO E DA ÁGUIA

Era uma vez uma águia e um Diabo que estavam em conflito por causa de uma caixa mágica que tinha um poder que era a imortalidade e essa caixa encontrava-se em cima de uma montanha. A águia e o Diabo moravam em Nova Iorque (Estados Unidos) e a caixa mágica encontrava-se em França numa montanha – os Pirenéus e a águia decidiu viajar para França à procura da caixa mágica e o Diabo descobriu pela sua bola de cristal que a águia ia viajar e foi atrás dela para chegar primeiro à caixa mágica. Quando a águia aterrou em França e encontrou-se frente a frente com o Diabo disse – lhe:
            - Nunca chegarás à caixa primeiro que eu!

            E o Diabo respondeu:

            - Isso é o que vamos ver!

            E cada um seguiu o seu caminho para quem ver que chegava à caixa mágica primeiro.

            A águia encontrou a montanha passado 2 dias. Quando lá chegou o Diabo já lá estava, mas o Diabo não estava a conseguir abrir a caixa mágica e a águia disse:

            -Diabo, essa caixa é minha não é para ti!

            E o Diabo começou a fugir com a caixa e disse:

            -Nunca! A caixa é minha! Nunca vais ter a caixa!

            E a águia foi ter com o Diabo e começaram à “porrada” e de repente a caixa caiu da montanha e a águia decidiu voar e apanhá-la. Assim que a apanhou, abriu-a e o seu poder entrou dentro da águia. O Diabo ao ver isto gritou:

            -NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

            E neste momento, o Diabo começou a desfazer-se e morreu… A águia voltou para Nova Iorque com o seu poder da imortalidade.

Jucelma, Jursilina e Marco

Duas da manhã

   Numa noite sombria por entre montanhas havia uma casa que toda população dizia que era assombrada. E dentro dessa casa morava um casal com dois filhos, eles achavam que essa lenda era uma mentira, e todos os dias exatamente às duas da manhã , sobrevoava uma  águia, por cima da casa. E desde que essa águia apareceu, coisas estranhas começaram a acontecer, o mais estranho nisso é que acontecia sempre às duas da manhã, coisas estranhas como copos a caírem a meio da noite, luz da sala e da cozinha  a apagarem e a acenderem, portas a bater com muita força sombras que passeavam pela casa, o filho mais novo acordava a meio da noite a chorar e a afirmar que ouvia vozes…
   O casal começou a acreditar na lenda porque essas atividade aconteciam com regularidade e então eles tomaram uma decisão, que era viajar
    Então o casal foi para a cidade morar, longe daquilo tudo… mas passado umas semanas o pai acordou às duas da manhã, porque não conseguia dormir e foi lá fora fumar cigarro, mas quando olhou para o céu viu a tal águia que sobrevoava a casa e ele mal a viu, correu para dentro de casa gritando: “A águia voltou! A águia voltou!‘’, mas quando entrou nos quartos não estavam lá os filhos e quando voltou para seu quarto a sua esposa estava a levitar e a dizer com seus olhos revirados:
   - Aqui já não está a tua esposa, agora ela é imortal e está possuída pelo Diabo… .
   Ele sem saber o que fazer lembrou-se que tinha trazido uma caixa mágica que nunca foi aberta, e então abriu-a e esta caixa iluminou-lhe os olhos. De repente, abriu-os e tudo passou como se tivesse sido um sonho, mas um sonho muito real…

Gabriel, Edmabel e Rafael

O DIABO E CAIXA MÁGICA

   Era uma vez um Diabo imortal, que escalou uma montanha e encontrou uma caixa mágica.

   E nessa caixa tinha uma revista e nessa revista havia uma imagem de uma águia e um bilhete de viagem e, no entanto, o Diabo pensou muito em sua família que morava muito longe de sua casa e tomou a decisão de ir viajar para perto da sua família e lá foi. Quando chegou ficou muito feliz em voltar a ver a sua família, comemorou muito e de repente suspirou e disse:

   - Essa caixa é uma caixa mágica, a melhor coisa que me aconteceu!

   E foi assim que o Diabo viveu com a sua família feliz para sempre.

Ana Candô, Alice Conceição, Diogo Carvalho


Sem comentários:

Enviar um comentário