12/06/2013

Oficina de escrita: o Pescador


            A partir de pequenas aguarelas misturadas, alguns grupos de alunos do 7.º ano deram-lhes o sentido que entenderam, criando uma história, e depois de a planificação estar feita, passaram a história para o papel.

 
Um Pobre Camponês
 

Num belo dia de sol um pobre camponês chamado Fujian encontrou uma tartaruga bebé.

            Como gostou tanto da tartaruga decidiu criá-la, até lhe deu um nome: Chila.

            Entretanto, a tartaruga já tinha 2 anos e todos os dias ela brincava com os meninos da aldeia, enquanto Fujian trabalhava. Certo dia, encontrou uma caixa misteriosa embrulhada com um laço vermelho e decidiu guardá-la. Semanas passaram e um belo dia Chila tinha desaparecido do lugar de onde Fujian a tinha deixado.

            Anos depois, Fujian andava a pescar e viu uma tartaruga ligeiramente parecida com a que ele tinha criado. Em seguida, Fujian olhou bem e viu que era a tartaruga que ele tinha criado.

            Pegou na caixa que encontrou na praia e foi com a tartaruga até ao fundo do mar.

            De repente, avistou um palácio: era a residência da casa da imperatriz. Ela recebeu-o, mas estranhou e perguntou o porquê da sua visita.

            Fujian respondeu que certo dia tinha encontrado na praia uma caixa misteriosa e que tinha decidido trazê-la para o fundo do mar.

            A imperatriz pegou na caixa e deu-a ao seu pai para ele a abrir. O pai da imperatriz ao ver que estava dentro da caixa uma fortuna decidiu dar uma parte ao pobre camponês por ele ter sido humilde em lhe ter trazido a caixa.

            No fim da visita, Fujian despediu-se da imperatriz e do pai dela. Ele chamou a Chila e voltou mais feliz para a sua casa com ela, uma vez que agora já tinha meios para se sustentar.

Trabalho realizado por: Andreia Fernandes nº 5; Ana Sofia nº3, 7. A

  

O pescador


Era uma vez há muito tempo atrás, na antiga China um pescador chamado Shiao Ling.

            Numa certa manhã, enquanto andava à procura de um pontão para pescar, viu grupo de crianças em redor de qualquer coisa. Por curiosidade foi lá ver o que era.

Quando lá chegou viu que era uma tartaruga bebé que estava assustada. Vendo que ela estava assustada agarrou-a e soltou-a no mar.

            Passado alguns anos numa linda tarde, durante a pescaria sentiu alguma coisa, puxou a linha e viu uma tartaruga. De repente teve um flash, e lembrou-se que aquela era a tartaruga que tinha salvo há uns anos atrás.

            A tartaruga começou a fazer uns gestos, mas o pescador não a entendia, no entanto ela continuou a fazer os gestos. Até que ele entendeu que ela queria que ele a seguisse. Depois de a perceber subiu para a sua carapaça e lá foram para onde a tartaruga queria ir.

            Passado umas horas de viagem, finalmente, avistaram ao longe uma senhora no fundo do mar. Foi para lá que a Tartaruga levou Shiao Ling.

            Quando chegou à casa da senhora, ele perguntou-lhe quem era ela e o que queria. A senhora respondeu-lhe que se chamava Sakura. Sakura queria presenteá-lo pela sua bondade ao salvar a sua pequena Tartaruga e ofereceu-lhe uma caixa. Shiao Ling agradeceu-lhe pelo presente e regressou a casa.

            Passado 20 anos decidiu abrir a caixa. Lá dentro havia um anzol de ouro que atraía todos os peixes.

            E a partir desse dia, até ao fim dos seus dias, teve peixe para vender.

Liliane e Nuno. 7.º A

 

Jade e a sua Tartaruga

             Era uma vez um rapaz que se chamava Jade. Ele tinha os cabelos pretos, pele clara e era contra a violência aos animais.
            Um dia, ele estava a passear pela praia, quando de repente, encontrou cinco meninos a magoarem uma tartaruga, que tinha um sinal na testa. Jade foi ter com eles e disse:
          - Ei, meninos! O que estão a fazer com a pequena tartaruga?
           E os meninos responderam:
          - Estávamos a brincar com ela.
           Ele exclamou:
          - Não foi o que eu vi! Com licença, deem cá essa tartaruga.
            Pegou nela e pô-la na água e a tartaruga desapareceu feliz e contente. Passados uns anos, Jade estava a pescar, porque gostava muito de ir à pesca no seu pequeno barquinho, quando encontrou a mesma tartaruga que tinha visto há alguns anos atrás.
            O rapaz criou uma grande amizade com ela, até lhe tinha dado um nome que era Ariane. Passeavam os dois por debaixo do mar da praia, mas Jade não podia ficar muito tempo dentro de água, porque não conseguia respirar. E enquanto Jade ia para casa, Ariane foi ter com uma princesa do reino das águas.
          A tartaruga contou-lhe que ele lhe tinha salvo a vida há alguns anos atrás. A princesa ficou encantada pelo rapaz lhe ter salvo a vida e deu à tartaruga uma caixa valiosa e mágica com poderes para oferecer ao pequeno Jade.
           No dia seguinte, a tartaruga deu aquela caixa ao rapaz, e ele agradeceu-lhe, guardando-a em sua casa.
            Passados muitos anos, o Jade e a Ariane estavam muito velhinhos. O velho Jade estava em sua casa, a pensar se queria abrir a caixa ou não. No dia seguinte, o velho acordou e quis abrir a caixa. A caixa tinha uma fechadura com uma chave. Ele pegou na chave e abriu a caixa, e viu que tinha um poder muito especial, que era ficar muito tempo debaixo de água.
            Logo que ele soube desse poder tentou ir o mais rápido possível para a praia.
            Quando lá chegou, debaixo de água, perguntou à princesa pela tartaruga, a princesa com os seus olhos chorosos e muito vermelhos, disse que ela tinha morrido
            O rapaz muito triste, foi para casa de cabeça baixa. Quando chegou a casa, guardou a caixa, e assim foi.
            Esta morte ficou guardada para sempre no seu pensamento.

 

Trabalho realizado por: Maria Otília, Paulo Liz, Marta Sousa , 7.º B

 

Sem comentários:

Enviar um comentário